Dores na Coluna
22-11-2013 11:48
O trabalhador, envolvido num trabalho repetitivo, seja manual, desportivo, ou no escritório, costuma estar entre os que mais se queixam de dores na coluna.
“Fiquei de cama com dores na coluna”
Muitas pessoas que tem dores na coluna relacionada com o trabalho ficam tentados a ficar deitado até a dor passar mas, em geral, isto não ajuda e pode até agravar a situação, pois quanto mais tempo ficar sem se mexer, mais fracos se tornam os músculos e mais vão doer ao longo prazo.
Exercícios que fortalecem as pernas, costas e abdômen ajudam a manter a coluna saudável.
Obs.: aqui estamos a falar mais especificamente de dores causadas por má-postura, stress, desgaste das articulações, músculos tensionados resultantes do trabalho, e não de dor crônica ou doenças da coluna. No caso destes, existem tratamentos mais avançados no degrau de tratamentos indicados após consulta médica.
Ginástica laboral por conta própria
No seu local de trabalho procure em intervalos ao longo do dia, fazer alongamentos, levantar-se, andar… enfim, levar sangue, e consequentemente oxigênio, para todas as partes do corpo. O corpo e o cérebro agradecerão!
E para lubrificar as articulações e manter os músculos viçosos, tomar em abundância aquele presente da Mãe Natureza – a água. Ao longo do dia o somatório, é mais saúde. Só de levantar e ir tomar um copo de água, ao invés de beber da sua garrafinha, já significa uma pequena quebra no trabalho, seja ele sentado, em pé ou carregando alguma coisa.
Postura saudável no trabalho
A postura é um elemento-chave na prevenção das dores de coluna. Tente variar a postura e não ficar na mesma posição horas a fio.
E voltamos sempre ao exercício físico. Faça exercicio regularmente e tente manter o peso ideal. Vocé vai agradecer!